Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Semana Santa...

O que é a semana santa??? Uma data específica a se comemorar, apenas para desencargo de consciência? Ou uma data para se refletir (como o Natal)???
Adoramos imagens e não refletimos sobre seu significado
Páscoa!!! Qual é o significado da páscoa? Um dia para se alegrar, esquecer os problemas do dia-a-dia e aproveitar o feriado? Um dia para nos deliciarmos com guloseimas de chocolate, afogar nossas mágoas, nos enganarmos dizendo aos outros "FELIZ PÁSCOA", o que, no fundo, nós mesmos não acreditamos? Comemorar a "saída dos Hebreus do Egito, sem comer pães ázimos por falta de tempo para fermentar a massa?" Ou para celebrar "o sacrifício de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, em resgate de nossos pecados"?
Semana Santa! Páscoa! Natal!!!
Datas em que, no fundo, celebramos a hipocrisia humana, a hipocrisia social. Apegados a tradições impostas pelos que sempre detiveram o poder e que nunca se importaram para o verdadeiro significado do simbolismo presente nas palavras “Semana Santa”, “Páscoa” e “Natal”.
Somos herdeiros de culturas estranhas mas que, estranhamente, as adotamos como se fossem nossas. É como se elas sempre estivessem impregnadas em nossas entranhas, em nosso DNA.
Mundo louco. Mundo hipócrita. Mundo fútil.
Imersos em futilidades, em meio à hipocrisia reinante em nossa raça, seguimos feitos marionetes - e realmente o somos - dos verdadeiros donos do poder. Não notamos que fazemos o jogo do inimigo - que não é o diabo, satanás, lucifer, o tinhoso, ou outro nome qualquer - que atualmente nos manobra através dos meios de comunicação, da propaganda enganosa, da tecnologia, do consumismo...
Semana Santa... Páscoa... Natal!!!
Quisera que todo HUMANO fosse louco como eu. Que não fizesse mal a ninguém - a não ser a si próprio - e que refletisse sobre o verdadeiro significado destas palavras.
Quisera eu que todos percebessem que o mundo só está assim por causa de nós mesmo, que aceitamos que os outros façam o que não fazemos e, só o fazem, porque quem não faz não toma atitude alguma para tentar impedir.
Mundo louco. Mundo hipócrita. Mundo fútil.
Primeiro condena os que lutam por uma causa que é coletiva - por medo de assumir as responsabilidades - e depois os adotam como verdadeiros heróis.
Diabo, satanás, lucifer, tinhoso, ou outro nome qualquer...
Atributos que expressamos para designar as forças do mal, como se elas estivessem fora de nós (humanos). Na verdade, o bem e o mal estão dentro de nós mesmos. Estão em nossos pensamentos, em nossos corações, em nossas ações.
Diabo, satanás, lucifer, tinhoso, ou outro nome qualquer...
O dia em que pararmos para pensar que essas palavras designam simplesmente nossos defeitos, estaremos dando o primeiro passo para nos libertarmos deles.
Orgulho, vaidade, ciúme, inveja, raiva... diabo, satanás, lucifer, tinhoso, ou outro nome qualquer...
Procuramos externar nossos defeitos através de palavras que atribuímos à esfera metafísica. Na verdade, eles estão na esfera psiquica, em nossa mente, em nós mesmos.
"E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus Compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas coisas que são dos homens.” (Mateus, 16, 22;23)
 Se a Simão, a quem Jesus chamou de Pedro, aquele que fundou sou Igreja, Ele chamou de satanás no momento em que externou uma angústia terrena, como poderemos negar que esses atributos malignos são expressões de nossos defeitos? Mas costumamos julgar os outros segundo o nosso pensamento, nosso juízo de valores, e não percebemos que somos falhos, imperfeitos, cheios de defeitos, humanos, TERRENOS.
Jesus, Tu não estás só!!!
Sidarta Gautama (o Buda), Sócrates (o Filosofo), Mahatma Gandhi (o Pacifista Revolucionário), Martin Luther King (o Pastor e Pacifista negro estadunidense). Fidel Castro, Che Guevara, Carlos Lamarca. The Beatles, John Lennon, Geraldo Vandré, Raul Seixas.
Todos por um ideal. Quem os poderá julgar? Quem poderá condená-los? Métodos equivocados? Talvez. Mas discipulos de Jesus o ouviram... e tentaram... e mudaram nossa maneira de pensar o mundo... e o Brasil!
“No dia seguinte, depois de saírem de Betânia, teve fome, e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.”
Marcos, 11;12-14

Uma ótima Semana Santa e Feliz Páscoa!
No sentido REAL, cheias de reflexões que nos impulsione a sermos cidadãos conscientes de nossos atos. Reflexões que nos leve a repensar nossos conceitos, que nos faça valorizar a VIDA (espiritual, que é eterna) e não a vida (material, terrena, que é passageira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário