Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ibititá fará esse mês a sua primeira Micareta do Novo Milênio

FINALMENTE. No ano em que completará 50 anos de Emancipação Política, Ibititá fará, dias 28 e 29 do corrente mês, a sua primeira Micareta do Século XXI.
“No dia em que comemoro 21 anos de matrimônio, resolvi dar trégua às coisas sérias e falar apenas de festa.”
O brasileiro gosta de festa, principalmente de carnaval. Conhecido como carnaval fora de época, a micareta tem origem pouco conhecida e fama de ter nascido em Feira de Santana. Até onde isso é verdade? Você contestaria esse fato? Apostaria em sua veracidade? Se respondeu afirmativamente, saiba que provavelmente você perderia essa aposta.
Micareta de Jacobina em 1935 - fontes: Wikipédia, Cultura de Jacobina e Casa do Trabalhador
A tradição diz que a micareta teve origem na Bahia, mais precisamente em Feira de Santana. Tanto que em 2007, no dia 21 de abril, “O Globo” publicou a matéria ”Micareta de Feira de Santana completa 70 anos”, onde afirma que a micareta começou lá, em 1937, quando uma tempestade impediu o carnaval daquele ano, que foi feito fora de época e acabou virando tradição. A mesma história pode ser lida no sitio de SHVOONG.com, em matéria de 2008, afirma que “A Micareta de Feira é a primeira da História, foi criada em 1937 por um grupo de feirenses inconformados pela não realização do Carnaval, impossibilitado por fortes chuvas.”
Micaretas Antigas1 - fonte: Sempre Criativos
Já em wikipedia encontramos que a festa tem origem na França com o nome de Micarême, festa que acontecia desde o século XV, em meio ao período de quarenta dias, e que a palavra significa literalmente “meio da quaresma”. Diz ainda que em 1935 o Jornal A Tarde realizou um plebiscito que mudou o nome da festa para “Micareta”.
Afirma ainda que
·         O jornal jacobinense ‘O Lidador’, já na edição de 7 de abril de 1935, publicava as novidades da capital, acerca da mudança de nome”. E ainda que “Silva (1986) afirma que a data da primeira Micareta foi em 1933, porque este foi o ano de fundação do periódico O Lidador, onde estão registradas as primeiras informações da festa em Jacobina. Para Lemos (1995), "a micareta parece ter-se originada em Jacobina, em 1912, por iniciativa de Porcino Maffei aqui residente, organizando o bloco "As Copas". Tudo indica que ela se originou em Jacobina, quando Salvador e Feira de Santana ainda não tinham as folias da Micareme”.
Encerra dizendo que
·         "A afirmação de que a primeira micareta do interior da Bahia teria sido em Feira de Santana é uma possibilidade complicada. Conforme pesquisa no periódico feirense "Folha do Norte" não encontramos qualquer referência aos folguedos da micarême […]. Sua primeira grande festa fora de época, ou seja, sua primeira micareta ocorreu somente em 1937. Antes a cidade realizada apenas o carnaval, igualmente à Salvador". (SANTOS, 2001). A primeira micareta fora do estado da Bahia foi a Micarande, que aconteceu em Campina Grande no dia 21 de abril de 1989.
Micaretas Antigas2 - fonte: Sempre Criativos
As informações acima são confirmadas pelo blog Sempre Criativos, pelo flogão Cultura de Jacobina e no sitio da Casa do Trabalhador, de Feira de Santana.
E agora, continua apostando na tradição???

Nos próximos dias publicarei informações sobre a Micareta de Ibititá.

A vida não é feita apenas de coisas sérias. Ela precisa de momentos de lazer, de prazer e é preciso “conviver”. Aquele que vive somente na seriedade é um velho, independente da idade. Fisicamente, a velhice é inevitável mas, só envelhece espiritualmente quem se permite envelhecer, quem se esquece dos prazeres da vida.
Prof. Ronaldo

2 comentários:

  1. olá colega estou postando a foto do meu pai desaparecido desde de 1985.
    ajude nos encontra-lo.

    Feira NOVA,Ibititá-Ba.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Zelia,

    Fico muito grato por sua visita ao OPINIÃO ESQUERDA e ficarei muito feliz em poder ajudá-la, mas a foto de seua pai não foi anexada à mensagem. Peço que me envie outra mensagem com um histórico do desaparecimento de seu pai: data e horário, a idade, as circunstâncias do desaparecimento, se ele tinha algum problema de saúde, etc... Não se esqueça de anexar a foto.

    Atenciosamente,

    Prof. Ronaldo.

    ResponderExcluir