Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

1º de MAIO: Dia do TRABALHO ou do TRABALHADOR?

Há que se refletir. Mas, como afirmou Perseu Abramo, “É dia de LUTO e de LUTA”. Luto pelos mártires de Chicago e pelas centenas de trabalhadores franceses e estadunidenses mortos na luta pela redução da jornada de trabalho. Luta, pela melhoria dos salários e condições de trabalho e em homenagem a eles, que deram suas vidas pela causa de todos os trabalhadores. Que suas mortes não sejam em vão. NUNCA.
Mártires de Chicago - Parsons, Engel, Spies e Fischer: enforcados. Lingg (centro): suicídio na prisão
O feriado de 1º de maio tem uma origem histórica que não é lembrada, como ocorre com outras datas. A história do feriado de 1º de maio tem origem com banho de sangue de centenas de trabalhadores estadunidenses e dezenas de trabalhadores franceses que, no século XIX fizeram manifestações pela redução da carga horária absurda de até 17 horas para 8 horas diárias.
Se é dia do TRABALHO, é dia de produção para o PATRÃO. Se é do TRABALHADOR, que arregacemos as mangas em prol de NOSSOS INTERESSES
Mas afinal de contas, hoje comemoramos o que: o dia do TRABALHO ou DO TRABALHADOR? Faz diferença? Faz toda diferença. Se é DO TRABALHO, trabalhemos, então, para aumentar o lucro do patrão e, consequentemente, a arrecadação do Estado; mas se é DO TRABALHADOR, aí sim: feriado e dia dedicado ao trabalhador.
 
Mas, por que no dia 1º de maio? A história começa com uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago-EUA, em maio de 1886 - época em que não havia descanso semanal, férias ou aposentadoria. Por conta própria, os trabalhadores procuravam se organizar de várias maneiras, entre elas, caixas de auxílio mútuo - precursoras dos primeiros sindicatos - que iniciaram as primeiras campanhas e mobilizações em busca de melhores salários e da redução da jornada de trabalho que, durante o final do século XVIII e pelo século XIX, chegava a absurdas 17 horas diárias nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos....
Quer ler a publicação completa? clique aqui
“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mas também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.”
Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário