Seguidores

domingo, 1 de abril de 2012

1º de abril – Dia da mentira

Hoje OPINIÃO ESQUERDA completa um ano!

Não, não é mentira. Realmente hoje faz um ano que fizemos a publicação de "A Galinha Vermelha", a nossa primeira. Aproveitamos para agradecer a todos que estão nos seguindo desde então, àqueles que tomaram conhecimento de nosso trabalho no decorrer do tempo, aos que só agora estão tomando conhecimento e, também, aos que virão a conhecer esse nosso humil trabalho e vir a nos seguir. MUITO OBRIGADO A TODOS e Boa Leitura!

Todos nós sabemos que o dia 1º de abril é o dia internacional da mentira. Mas por que, como, onde e quando começou essa tradição? Existem várias versões para esse fenômeno do mundo ocidental.

Segundo o Guia do Estudante, uma das versões mais conhecidas diz que a reforma do calendário promovida pelo papa Gregório XIII, no século XVI, foi um fato que gerou confusão em relação ao ano novo na Europa. Muitos continuavam comemorando o início do ano no dia 1º de abril, como era costume, por teimosia ou por falta de conhecimento.

Antes da implantação do calendário gregoriano em 1582, o mais aceito na Europa era o calendário juliano, criado por Caio Júlio César em 45 a.C., que estabelecia o início do ano no equinócio de primavera, entre os dias 20 e 21 de março, mas alguns europeus comemoravam o ano novo de 25 de março a 1º de abril. A França se antecipou à reforma com o rei Carlos IX, que já havia trocado o réveillon para 1º de janeiro já em 1564, mas a nova data só passou a vigorar mesmo a partir da Revolução Francesa, em 1789. A Inglaterra só adotou o calendário em 1752. Essa confusão de datas provocou as brincadeiras e trotes no dia 1º de abril.

Outra versão diz que o dia 1º de abril era a data de uma antiga festa romana em que se pregavam trotes durante o equinócio de primavera e que deu origem ao “April Fool’s Day”, dia dos bobos em português. Segundo essa versão, a prática é anterior à reforma do calendário promovida por Gregório.

Wikipédia concorda com a existência de várias explicações para essa prática e com o fato de a França, através do rei Carlos IX, ter implantado, em 1564, o ano novo em 1º de janeiro. Essa página diz que alguns franceses continuaram comemorando o réveillon em 1º de abril e passaram a ser ridicularizados por gozadores que enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam, mas afirma que essa adoção foi feita após a reforma gregoriana, se contradizendo com ela mesma, que afirma que o calendário gregoriano foi promulgado em 24 de fevereiro de 1582 (data confirmada pelo Portal São Francisco e superdicas), dezoito anos após a adoção da França.

Ainda segundo Wikipédia, no Brasil a tradição teve início em Minas Gerais, onde foi lançado, em 1º de abril de 1828, um periódico de nome “A Mentira” com a notícia do falecimento de Dom Pedro, só desmentida no dia seguinte. A última publicação desse periódico teria ocorrido em 14 de setembro de 1849, convocando os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte.

Brasil Escola concorda com a versão em que as brincadeiras de 1º de abril começaram na França com a implantação do calendário gregoriano por Carlos IX e defende que, como naquela época as notícias demoravam muito para chegarem até as pessoas, a mudança em todo o território francês teria sido prejudicada. Além disso, os mais tradicionais e contra a mudança do calendário, continuaram a comemorar o réveillon na data antiga, de 25 de março a 1º de abril, o que virou motivo de chacota e gozação da parte daqueles que adotaram a nova data, que mandavam presentes estranhos e convites para festas inexistentes, ajudando a provocar dúvidas quanto a data correta para o réveillon e o surgimento da tradição de “dia da mentira” para o dia 1º de abril. Diz ainda que essas brincadeiras se espalharam duzentos anos mais tarde pela Inglaterra e daí por todo o mundo.

Já no Brasil, coloca Pernambuco como primeiro Estado a adotar a brincadeira, com a mesma notícia da morte de D. Pedro, também por “A Mentira”, porém em 1º de abril de 1848.

Menino Maluquinho (Melhoramentos) e Pinóquio (Walt Disney)
Encontro em Paris, capital da mentira – Fonte: Brasil Escola
Esse sítio eletrônico ainda informa a existência de uma versão de Walt Disney para Pinóquio, enfatizando a brincadeira, bem como de histórias do Menino Maluquinho, de Ziraldo, ambas para mostrar às crianças o quanto a mentira pode ser prejudicial.

Supersticiosos afirmam que as peças só devem ser pregadas até a meia noite, trazendo má sorte aos que as pregarem após esse horário. Acredita-se também que pessoas que não aceitam as brincadeiras ou que não façam uso delas nessa data também atraiam má sorte para si. Outros acreditam em recompensa com o matrimônio para quem for enganado por uma menina bonita.

Porém essa é uma tradição ocidental e, seja qual for a sua origem, deve ser encarada como uma brincadeira e se deve respeito àqueles que não gostam.
Fonte: tudo.ego
Feliz dia da mentira... mas minta com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário