Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reforma Política I: A Prévia

Iniciamos, neste momento, uma série de postagens referentes à Reforma Política brasileira. O tema é polêmico por natureza, pois política é sinônimo de PODER e os detentores do poder sempre ditaram as regras sociais, econômicas, estruturais, enfim, as regras que regem a nossa VIDA.

Tramita no Congresso Nacional a Reforma Política. Infelizmente, poucos de nós, brasileiros, costumamos nos envolver em questões dessa natureza em nosso dia-a-dia. Confiamos DEMAIS em nossos representantes, assinando verdadeiro cheque em branco para que eles - os políticos - nos representem e decidam o destino de nossas vidas durante quatro anos - quando não para o resto de nossa atual existência física - no tocante à economia, saúde, educação, segurança, infra-estrutura, transporte, saneamento básico... Mas, será que estamos preparados para votar e assimilar, assinando as ações de nossos representantes? Será que estamos maduros o suficiente para delegarmos tanto poder a poucos para que possam decidir o destino de todos? Será que somos donos de nossa consciência? Ou somos manobrados como marionetes, como verdadeiros fantoches nas mãos dos partidos políticos a que nossos “representantes” - aqueles a quem assinamos cheque em branco, atualmente, a cada quatro anos - defendem?
Não tenho a pretensão de ser o dono da verdade, nunca a tive. Mas SEMPRE quis - e, com fé em Deus, sempre hei de querer - defender meu ponto de vista, sem me importar com o que os outros irão pensar ou dizer a meu respeito. Sempre procurei me pautar na retidão de caráter, na honestidade de pensamento, na regra da consciência - que é quem poderá dar a maior condenação a que um homem pode ter - por ser o verdadeiro juiz de Deus.
E que me convença quem pensar diferente.
A ideia é fazer uma série de 13 postagens - contando com esta - buscando dar nosso ponto de vista, estimulando o debate, expondo nossa opinião, desabafando em alguns momentos, mostrando nossas angustias e inquietações sobre um tema tão relevante e tão desprezado, banalizado e esquecido pela imensa maioria dos verdadeiros interessados na questão: TODOS NÓS.
Que possamos - pelo menos nesse momento crucial de nossa política - demonstrar nossa cidadania debatendo, refletindo e arregimentando o maior número de pessoas para essa reflexão e debate sobre um tema tão importante. Que possamos dar mostra de nossa cidadania, mostrando - pelo menos uma vez na vida - que estamos preocupados, não apenas com o nosso futuro, mas com o futuro das próximas gerações: nossos filhos, netos bisnetos... pois é neles que continuaremos vivendo.
Além da atual postagem e dos onze principais temas envolvidos na reforma política - pelo menos de acordo com o Senado Federal - estamos prevendo uma 13ª postagem que seria a última, que trataria de uma conclusão final sobre o tema. Isso é apenas uma previsão, não podemos radicalizar e querer impor uma regra fixa. Devemos ser sempre flexíveis para a situação e, sempre que necessário, alterar o que previmos num dado instante. A vida é dinâmica e, por isso, nunca devemos ser estáticos. Se necessário, faremos outras intervenções, dependerá das circunstâncias, do andar da carruagem. Mas PELO AMOR DE DEUS... não deixe de participar das discussões sobre o tema, DEBATA, DEFENDA SEU PONTO DE VISTA. SEJA CIDADÃO BRASILEIRO.
O pensamento do Político nem sempre reflete o pensamento de seu eleitorado
Tentaremos seguir a ordem proposta pelo Senado Federal, mas poderemos alterar essa ordem, dependendo de nosso estado de espírito e da situação a cada momento.

  1. Sistemas Eleitorais
  2. Financiamento Eleitoral e Partidário
  3. Suplência de Senador
  4. Filiação Partidária e Domicílio Eleitoral
  5. Coligações
  6. Voto Facultativo
  7. Data da Posse dos Chefes do Executivo
  8. Cláusula de Barreira
  9. Fidelidade Partidária
  10. Reeleição e Mandato
  11. Candidato Avulso
O Analfabeto Político
Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Um comentário:

  1. No atual estágio da política corrupta brasileira nenhuma reforma política poderá vir de cima para baixo, sem a aprovação preliminar da sociedade. Isso é princípio de moralidade que o legislador precisa sensibilizar-se.

    As decisões corporativistas de interesses políticos não podem mais prosperar no país. A sociedade eleitoral (o povo) precisa, como agente principal da democracia, ter outro tratamento. Apenas ela terá de dizer qual o sistema político representativo lhe é mais conveniente, e não certos grupos políticos, oportunistas e interessados em obter vantagens, vir vender o seu peixe à sociedade como lhe convém.

    Ronaldo,
    Quero parabeniza-lo por seu trabalho, em especial os tópicos sobre reforma política. Ainda não tive tempo de ler todo o seu trabalho, mas percebe-se que ele é tratado com seriedade.
    Aproveito para convida-lo de um projeto que iniciei a una dois dias.
    Trata-se de um blog que objetiva centralizar e divulgar postagens de blogs como o seu. Ele ainda está em formação, mas, caso queira nos visitar e tiver interesse em participar o endereço é este:
    http://sopadeblogs.blogspot.com/

    Ficarei no aguardo
    Um fraterno abraço.
    Dag Vulpi

    ResponderExcluir