Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

De 1920 a 1930: Uma Década de Ouro Para o Corinthians

Como nem todos os leitores do OPINIÃO! ESQUERDA são corintianos, optei por postar aqui apenas um resumo do blog OPINIÃO! ESQUERDA E VERMELHA. Os interessados em conhecer a íntegra da publicação poderão fazê-lo clicando aqui.

1º de Setembro: O mundo será Preto e Branco – Fonte: Corinthians
 
 
Nos anos de 1920 e 1921 o Corinthians terminou os campeonatos na terceira colocação, mas no primeiro teve a vitória com a maior diferença de gols de sua história, 11 a 0 sobre o Santos e Neco, do Timão, foi o artilheiro com 24 gols e no segundo, aplicou a sua maior goleada: 12 a 2 sobre o SC Internacional de São Paulo.
Neco, desenhado por Keké...      - Fonte: TodoPoderosoTimão

... e com a camisa da Seleção - Fonte: Wikipédia
Depois de ficar por quatro anos consecutivos em terceiro, veio a glória Corintiana: de 1922 a 1930 foram dois tricampeonatos: 1922-1923-1924 e 1928-1929-1930.
Time campeão de 1922 - Fonte: Corinthians

O título de 1922 foi disputado ferrenhamente pelo “Trio de Ferro” por causa de sua importância simbólica: naquele ano se comemorava o centenário da Independência do Brasil. É considerado um dos mais importantes do Corinthians... ...O bicampeonato teve um gosto especial: foi conquistado com 14 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Especial também por ter goleado o rival Palestra Itália em 4 a 1 e, no segundo turno, os palestrinos... ...O tricampeonato, conquistado em 1924, foi decidido na última rodada: Corinthians e Paulistano, que se enfrentaram na última rodada, disputaram o campeonato ponto a ponto e chegaram...
Os Campeões do 1º Tricampeonato - Fonte: CBN Globo

Três Anos de Jejum e...
O ano de 1925 foi o último em que o Campeonato Paulista foi organizado exclusivamente pela Apea. A profissionalização do futebol era cada vez mais evidente, apesar de clubes mais elitistas, liderados pelo Paulistano, não aceitarem... ...Em 1926, os Clubes mais elitistas se desvincularam da Apea e fundaram a Liga dos Amadores de Futebol (LAF). Liderados pelo Paulistano, AA das Palmeiras, Germânia e Antarctica Futebol Clube, não aceitando a popularização do futebol, organizaram um campeonato paralelo... .
Enfrentando problemas em 1927, a Liga dos Amadores convidou Corinthians, Silex, Clube Atlético Independência e Esporte Clube Taubaté a participarem do seu campeonato. Corinthians e Silex, que chegaram a aceitar o convite, desistiram...

... O 2º Tricampeonato: 1928 a 1930
O ano de 1928 marcou a volta da glória do Corinthians, sangrando-se campeão pela Apea com 10 vitórias, um empate e uma derrota, tendo o Santos como vice e os palestrinos... ...O ano de 1929 é de grande importância histórica para o futebol paulista. Em decorrência da crescente profissionalização do futebol, nesse ano ocorreu o último campeonato organizado pela LAF que, com a inviabilidade... ...Novamente campeão com um jogo de antecipação e novamente contra a Portuguesa, o Corinthians foi bicampeão invicto com 7 jogos e 7 vitórias. No penúltimo jogo goleou...
Time Tricampeão de 1930 - Fonte: Wikipédia
Em 1930 houve a reunificação do futebol paulista. São Bento, Internacional e Germânia abandonaram a LAF e se filiaram à Apea, o que fez com que o Paulistano abandonasse... ...O recém fundado e estreante São Paulo estava com 39 pontos e torcia pelo empate entre os dois líderes que, coincidentemente, se enfrentariam na Vila Belmiro na última rodada... ...o Corinthians simplesmente arrasou o time da baixada santista, em sua própria casa, com uma goleada de 5 a 2. O Corinthians conquistava, assim, o seu segundo tricampeonato.

Se você se interessa em conhecer a íntegra dessa publicação, clique aqui.

“Corinthians, não só um time, mas sim meu grito ao amor”
Pâmella Ferracini

Nenhum comentário:

Postar um comentário