Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Trabalho e o Salário Mínimo

A palavra “trabalho” vem do latim “tripalium” (tri - três + palus - paus) e “salário” também vem do latim “salarium argentum” que quer dizer “pagamento em sal”. Mas por que “trabalho” vem de “três paus” e “salário” de “pagamento em sal”?
fonte:  Elen Villegas
 “Tripalium” era um instrumento romano de tortura. “Tripaliare”, inicialmente, significava “torturar”, o que fazia do carrasco um “trabalhador”, o contrário de hoje. Já o “salarium argentum” era a forma de pagamento que o Império Romano utilizava para remunerar os seus soldados, pois era uma iguaria cara na época e que podia ser trocada por qualquer coisa que se necessitasse.

fonte:  Wikipédia
Já o Salário Mínimo, foi instituído no Brasil através da Lei nº 185/36 e do Decreto-Lei nº 399/38 e teve valor fixado pela primeira vez pelo Decreto-Lei nº 2162/40, mas não era igual para todos. Na época o Brasil foi dividido em 22 regiões e estas em 50 sub-regiões. Para cada sub-região vigorava um valor, totalizando 14 valores distintos...
.
.
.
Hoje, trabalhar em educação é uma tortura e apesar dessa valorização do salário mínimo, o salário do professor é tão desvalorizado quanto o sal: se no Império Romano o sal era uma iguaria cara, hoje é o item mais barato da cesta básica.
Quer ler a íntegra dessa publicação? Clique aqui
“O dinheiro fala mais alto. O salário mínimo apenas cochicha.”
Millor Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário