Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Valorização do Magistério

O professor brasileiro é muito valorizado no discurso mas, na prática... É sempre esquecido quando se trata do reconhecimento e da remuneração. Já na cobrança, deve ser de tudo um pouco: pai/mãe, professor, pedagogo, psicólogo, assistente social, médico... E no final, é a profissão de menor remuneração quando comparada com outras categorias de mesmo nível.
Para Marcelino de Resende Pinto da Universidade de São Paulo, “o investimento nas escolas é insuficiente e, de tudo que é gasto nas escolas, 85% deve ser para os salários de docentes e funcionários”. Ele defende ainda que “o salário inicial do professor deve ser comparável ao das carreiras promissoras”. Já segundo Fernando Haddad, ministro da Educação desde o governo Lula, “Temos de dizer qual será a remuneração do professor daqui a dois, daqui a quatro, daqui a seis, a dez anos”, ainda segundo ele “os não docentes ganham, em média, 50% a mais do que os docentes”. Ambos fizeram tais observações em 2010: a de Resende na semana em que, em Brasília, ocontecia a Conae (Conferência Nacional de Educação), a de Haddad no encerramento do evento, no dia 1º de abril.
A Lei do Piso continua sem validade em Ibititá e continuamos na base da Pirâmide Social

Ao que parece, as palavras do ministro não passaram de discurso pois, mais de um ano depois, a única coisa que mudou foi o julgamento da ADI 4167 - movida por cinco governadores contra o Piso do Magistério - que, mesmo o STF (Supremo Tribunal Federal) tendo declarado constitucional a Lei 11.738/08, até o momento, o Executivo de Ibititá continua pagando o salário mínimo como vencimento básico do profissional do magistério.
OPINIÃO

A certeza da impunidade faz com que nossos governantes deixem de se preocupar com as leis
Apesar da decisão do STF no julgamento da ADI 4167 e de o repasse do FUNDEB ter aumentado em 62,40% de 2007 para 2010 e o salário mínimo, no mesmo período, em apenas 34,21%, o executivo ibititaense continua adotando a prática de considerar o salário mínimo como vencimento básico, não cumprindo assim, a Lei nº 11.738/08 que trata do Piso do Magistério. Isso é uma clara demonstração de desrespeito com a categoria e de certeza da impunidade que sempre acaba vigorando em nosso país. Apesar de ser uma prática comum entre os governantes de municípios de pequeno e médio porte para com a Educação, o Governo Federal, através do MEC, promove campanha para atrair jovens para os cursos de Licenciatura, mostrando cidadãos de outros países dizendo que consideram “O Professor” o profissional mais...

Quer ler a íntegra da OPINIÃO? Clique aqui

Um comentário:

  1. Parabéns! Professor Ronaldo pelo seu blog, é um blog cheio de informações riquissímas em várias áreas. Principalmente da educação e política nacional e mundial.

    Fábio Rocha

    ResponderExcluir