Seguidores

domingo, 10 de julho de 2011

Fábula são paulina

Assim que Mauricinho desembarcou no Brasil, encontrou sua amiga Patricinha que o esperava desanimada. Percebendo o desânimo da amiga, Mauricinho perguntou:
- O que aconteceu, Patricinha? Por que você está tão triste?
- Nada não, deixa pra lá!
- Então você não sabe que o tricolor foi campeão mundial novamente??? Que agora somos TRICAMPEÕES MUNDIAL?
Embaraçado com a desânimo da amiga que ficara no Brasil durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2005 e que sempre acompanhava os acontecimentos futebolísticos, ele disse:
- Somos campeões mundial de novo, dessa vez pela FIFA. Você não sabia?
- Sei...... Mas essa não é a segunda edição daquela competição de 2000, que chateamos tanto os corintianos dizendo que eles ganharam um “torneiozinho de verão”?
- É, mas essa agora foi no Japão, e fomos TRI (respondeu Mauricinho constrangido)
- E se em 2000 a final fosse entre Real Madrid e o Manchester United, nós desconsideraríamos esse mundial, hein?
- Na verdade não! (respondeu Mauricinho, constrangido novamente)
- Mas isso não pareceria final da UEFA?
- É ... mas o Corinthians não conquistou a Libertadores, então não merece o título de campeão mundial ...
- Sei! E se eles tivessem conquistado a Libertadores, o campeonato fosse na Espanha e o Real Madrid fosse o representante do país sede por ter sido campeão espanhol, consideraríamos o Corinthians campeão mundial?
- Lógico que não, Patricinha! Alegaríamos que era um “torneiozinho de inverno" porque o Real Madrid não era campeão da UEFA e, por isso, não poderia disputar o mundial. E essa nossa última conquista, mesmo que a desconsiderarmos,, ainda assim seremos BI (respondeu orgulhoso)
- Éramos muito jovens na época dos dois primeiros títulos e não lembro de muita coisa. Ganhamos de quem mesmo em 93, do Real Madrid ou do Manchester?
- Nenhum deles, foi contra o Milan que jogamos. Mas foi um sufoco pra ganhar deles. Palhinha marcou o 1º gol aos 19min do 1º tempo, Massaro empatou aos 3min do 2º, aos 14min Toninho Cerezo abriu vantagem para o tricolor, mas Papin empatou novamente aos 36min. Por fim, aos 41min, Müller, de costas, marcou o gol da vitória e do bicampeonato.
- E o Milan, foi campeão da UEFA derrotando quem?
- Na verdade, na final da UEFA o Milan foi vice do Olympique Marseille e o substituiu na final do mundial de 93 porque o Olympique foi suspenso de competições internacionais como punição por compra de resultados no Campeonato Francês. (respondeu sem olhar na cara da amiga)
- Quer dizer que o São Paulo foi bicampeão do mundo no sufoco, num torneio organizado por uma montadora de automóveis, contra um time que não foi campeão da UEFA e com um gol de costas? Agora me diga, se fosse o Corinthians em nosso lugar, consideraríamos esse título mundial?
- NÃÃÃÃÃÃÃÃOOO!!! Os corintianos são favelados e vivemos fazendo piadas com eles. Jamais permitiremos que sejam considerados campeões mundiais. Sempre teremos uma desculpa para desmerecê-los. (respondeu com um olhar cínico e com ar de soberba na cara)
- Vamos parar por aqui, antes de reconhecermos que uma disputa entre dois clubes de apenas duas federações continentais, organizada por uma montadora de carros NUNCA FOI E NEM PODERÁ SER UM MUNDIAL, e se assim a consideramos por tanto tempo, é porque não havia outra competição do gênero. (afirma a são paulina que começa a se questionar sobre a validade dos títulos conquistados por seu clube)
- É, vamos continuar desmerecendo o 1º Campeonato da FIFA, - disse Mauricinho - dizendo que não foi oficial. Quem sabe a coisa pega e até a FIFA o desconsidera? Afinal no Brasil, é sempre a elite quem leva a melhor, e a elite continua a mesma...........

Com o perdão da palavra, estou de saco cheio de ouvir piadinhas e argumentos incoerentes contra o Título Mundial de 2000, principalmente de são paulinos e flamenguistas, e sempre sem a oportunidade de contra-argumentar, pois eles nunca permitem a exposição de ponto de vista contrário, procurando “ganhar” o debate no grito e na base da gozação. O motivo? Só pode ser inveja. É que, no fundo, todos eles sabem que antes de 2000 NUNCA HOUVE UM CAMPEONATO MUNDIAL INTERCLUBES e portanto, o CORINTHIANS É VERDADEIRAMENTE O 1º CAPEÃO MUNDIAL.
Resolvi então dar o troco aos invejosos, de uma forma que não possam interromper a linha de raciocínio e sem permitir que ganhem a discussão no grito, na base da gozação, aliada à paixão e a décadas de uma tradição equivocada de considerar MUNDIAL uma disputa organizada por uma montadora de automóveis, envolvendo apenas dois clubes e de, unicamente, dois continentes, como se o mundo se resumisse a eles.
Estou preparando uma publicação com argumentos, reflexões e conclusões, baseados em fatos e nos principais argumentos que ouço contra o mundial de 2000.
Tenho consciência de que serei taxado de maluco e alvo de inúmeras piadas e gozações, como ocorre sempre com quem ousa desafiar uma “regra” enraizada no imaginário popular. Estou pronto para isso. Só espero que, pelo menos alguns, tenham o bom senso de analisar os argumentos que apresentarei para, com base em fatos e usando o raciocínio lógico, como procurarei fazer, tentarem rebater o que irei expor, de forma digna e inteligente, como requer o assunto. Aguardem, pois nos próximos dias irei me posicionar sobre a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2000 e do Campeonato Brasileiro de 1987. Estou preparando as duas publicações. Qual sairá primeiro? A que primeiro ficar pronta. Abraços e até lá.
“O que mais dói nas outras torcidas é ter que conviver com o fato de que o Corinthians é o primeiro Campeão Mundial da história e o sentimento de impotência por nada poderem fazer contra isso.”
Prof. Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário