Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quem é o Verdadeiro Campeão Brasileiro de 1987: Sport ou Flamengo?

Esse foi o título da publicação do blog OPINIÃO! ESQUERDA E VERMELHA e você vai ter um pequeno resumo para, se o tema lhe interessar, ler a íntegra da publicação clicando aqui


Posteres dos dois Rubro Negros de 1987 - Fonte:  blog do Milton Neves

Não foi fácil concluir essa publicação, pois a cada nova pesquisa que eu fazia, descobria uma nova faceta que influenciava minha opinião em relação à polêmica, ora pendendo para um, ora pendendo para o outro clube. Foram várias visitas em diversos sítios e blogs, buscando a maior imparcialidade possível para poder formar a minha opinião pessoal. Por fim, resolvi buscar os argumentos dos dois interessados, Flamengo e Sport, para à partir daí, orientar melhor as pesquisas em busca da verdade.


 
A Polêmica Taça das Bolinhas - Fonte:  Sport

E a verdade é que a polêmica envolvendo esse título de 1987 vai muito além da negação dos clubes integrantes do Módulo Verde em participar do quadrangular final com o Módulo Amarelo. Envolve interesses econômicos, uma total desorganização da CBF e a falta de regras claras para definir quem pertencia a que divisão, com mudanças para o favorecimento de grandes clubes em detrimento de pequenos. Na realidade, essas regras só vieram a ser estabelecidas à partir de 1988, portanto após a polêmica de 1987, e por exigência da FIFA.


Taça da Copa União de 1987 - Fonte: Flamengo
Para poder entender bem a DISPUTA/GUERRA/NOVELA desse título polêmico, é preciso conhecer um pouco da história do Campeonato Brasileiro, de como ele era disputado nos anos que antecederam o de 1987. É o que tentei fazer, buscando respostas a perguntas que pudessem ajudar a compreender a polêmica:
  • Como e quando surgiu o Campeonato Brasileiro?
  • Como ele era disputado?
  • Como se definia os clubes participantes?
  • Quais eram os critérios de ascenção e rebaixamento de clubes?
Orientei então as pesquisas a partir dessas perguntas e daquilo que cada clube afirmava em torno do polêmico título e publiquei o que interessava para desvendar a verdade sobre o Campeonato Brasileiro de 1987.
Inicio contando um pouco da história desse campeonato, abordando principalmente o que se passou de 1980 à 1987. Passo relatar os acontecimentos do Campeonato de 1987 nas versões do Flamengo...

Álbum de figurinhas de 1987 - Fonte: Flamengo
... do Sport...
Protesto contra a Coca Cola em 1987 - Fonte: Sport
(passando por um trecho de entrevista de Homero Lacerda, ex presidente do Sport publicada no Blog do Milton Neves)...
Homero Lacerda,ex-presidente do Sport Recife - Fonte: blog do Milton Neves
... e do sítio Wikipédia, para finalizar emitindo a minha opinião acerca desse polêmico título de Campeão Brasileiro de 1987

Quer conferir a íntegra dessa publicação e conhecer minha opinião com os argumentos? Clique aqui

Cedo ou tarde, a verdade sempre aparece. As gerações futuras saberão julgar melhor, sem conveniências e paixões, para assim, reconhecer o título a quem de fato sobre ele tem direito.
Prof. Ronaldo


sexta-feira, 15 de julho de 2011

CORINTHIANS: PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES

Em 2000, a FIFA organizou o primeiro Campeonato Mundial de Clubes, que foi vencido pelo Corinthians. Porém, até hoje, torcedores de outros clubes, sobretudo são paulinos e flamenguistas, insistem em “desmerecer” essa conquista legítima do Timão. Por quê?

Em pé: Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Ríncon e Adílson Batista. Agachados: Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edílson. Fonte: Blog do Razec
Mais de onze anos se passaram depois da conquista corintiana do título de Campeão Mundial de Clubes da FIFA, muitos torcedores de outros clubes continuam desconhecendo, desdenhando, menosprezando esse título que adveio de um campeonato organizado pela autoridade máxima do futebol mundial e, justamente por isso, não pode ser contestado. Ainda assim, muitos incoerentes tentam minimizar a sua importância com argumentos sem fundamento e pior, sem querer ouvir argumentação alguma que seja contrária ao seu pensamento, sempre buscando “ganhar” a discussão no grito ou na base da gozação, da piada. Por isso, resolvi publicar no blog OPINIÃO! ESQUERDA E VERMELHA os meus argumentos, reflexões e conclusões.

Fonte: FIFA
Nessa publicação, conforme anunciado em Fábula são paulina, exponho os principais argumentos utilizados pelos não corintianos para desmerecer o título de 2000:
  • Não há legitimidade em um campeonato disputado por “meia dúzia de clubes convidados”
  • O mundial de 2000 foi um “torneiozinho único, que nunca mais aconteceu, que foi inventado pela FIFA” para o Corinthians dizer que tem um mundial;
  • O Corinthians nunca foi campeão da Libertadores da América e não pode ser campeão mundial
  • O Corinthians “nunca foi lá” (puxando os olhos, imitando uma característica dos japoneses)
Rebato, com argumentos e baseado em fatos, esses falsos motivos que descaracterizariam a conquista corintiana de 2000, mostrando, por exemplo, que os clubes envolvidos no campeonato de 2000 não foram simplesmente “convidados” e que não foi “único”, como querem muitos. Demonstro ainda que, o fato de não ter conquistado a Libertadores só é utilizado como motivo da não aceitação do título por se tratar do Corinthians, pois em 1974, o Atlético de Madrid, que não foi campeão da UEFA, derrotou o Independiente no torneio da Toyota e, nem por isso, os incoerentes deixam de considerá-lo campeão mundial. Pelo menos nunca ouvi nenhum deles se posicionar contra. Outros clubes, como Barcelona e Internazionale, foram ”campeões mundiais” nos Emirados Árabes Unidos, e nem por isso perdem o título de campeão mundial, mesmo não tendo “IDO LÁ”, tornando essa gracinha - e não argumento - a maior imbecilidade que se possa usar para querer descaracterizar o título de 2000.
O passo seguinte foi refletir, com base nos argumentos utilizados para rebater “afirmações” acima citadas para, em seguida, tirar algumas conclusões em relação ao Campeonato Mundial de Clubes FIFA de 2000, com base em diversos fatos ocorridos no meio futebolístico mundial, antes e depois da conquista do Timão.
France Presse
Colombiano Rincón beija o troféu do Mundial de Clubes, conquistada pelo Corinthians, nos pênaltis, sobre o Vasco

Se esse assunto é de seu interesse, você pode acompanhar os detalhes da argumentação clicando aqui.

“O que incomoda a torcida de outros clubes não é o fato de o Corinthians ter sido Campeão Mundial sem ter conquistado uma Libertadores ou ‘SEM TER IDO LÁ’ (puxando o olho), mas o fato de ter sido o 1º, na história do futebol, a conquistar esse título sob a chancela da FIFA. E isso ninguém pode tirar”
Prof. Ronaldo

domingo, 10 de julho de 2011

Fábula são paulina

Assim que Mauricinho desembarcou no Brasil, encontrou sua amiga Patricinha que o esperava desanimada. Percebendo o desânimo da amiga, Mauricinho perguntou:
- O que aconteceu, Patricinha? Por que você está tão triste?
- Nada não, deixa pra lá!
- Então você não sabe que o tricolor foi campeão mundial novamente??? Que agora somos TRICAMPEÕES MUNDIAL?
Embaraçado com a desânimo da amiga que ficara no Brasil durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2005 e que sempre acompanhava os acontecimentos futebolísticos, ele disse:
- Somos campeões mundial de novo, dessa vez pela FIFA. Você não sabia?
- Sei...... Mas essa não é a segunda edição daquela competição de 2000, que chateamos tanto os corintianos dizendo que eles ganharam um “torneiozinho de verão”?
- É, mas essa agora foi no Japão, e fomos TRI (respondeu Mauricinho constrangido)
- E se em 2000 a final fosse entre Real Madrid e o Manchester United, nós desconsideraríamos esse mundial, hein?
- Na verdade não! (respondeu Mauricinho, constrangido novamente)
- Mas isso não pareceria final da UEFA?
- É ... mas o Corinthians não conquistou a Libertadores, então não merece o título de campeão mundial ...
- Sei! E se eles tivessem conquistado a Libertadores, o campeonato fosse na Espanha e o Real Madrid fosse o representante do país sede por ter sido campeão espanhol, consideraríamos o Corinthians campeão mundial?
- Lógico que não, Patricinha! Alegaríamos que era um “torneiozinho de inverno" porque o Real Madrid não era campeão da UEFA e, por isso, não poderia disputar o mundial. E essa nossa última conquista, mesmo que a desconsiderarmos,, ainda assim seremos BI (respondeu orgulhoso)
- Éramos muito jovens na época dos dois primeiros títulos e não lembro de muita coisa. Ganhamos de quem mesmo em 93, do Real Madrid ou do Manchester?
- Nenhum deles, foi contra o Milan que jogamos. Mas foi um sufoco pra ganhar deles. Palhinha marcou o 1º gol aos 19min do 1º tempo, Massaro empatou aos 3min do 2º, aos 14min Toninho Cerezo abriu vantagem para o tricolor, mas Papin empatou novamente aos 36min. Por fim, aos 41min, Müller, de costas, marcou o gol da vitória e do bicampeonato.
- E o Milan, foi campeão da UEFA derrotando quem?
- Na verdade, na final da UEFA o Milan foi vice do Olympique Marseille e o substituiu na final do mundial de 93 porque o Olympique foi suspenso de competições internacionais como punição por compra de resultados no Campeonato Francês. (respondeu sem olhar na cara da amiga)
- Quer dizer que o São Paulo foi bicampeão do mundo no sufoco, num torneio organizado por uma montadora de automóveis, contra um time que não foi campeão da UEFA e com um gol de costas? Agora me diga, se fosse o Corinthians em nosso lugar, consideraríamos esse título mundial?
- NÃÃÃÃÃÃÃÃOOO!!! Os corintianos são favelados e vivemos fazendo piadas com eles. Jamais permitiremos que sejam considerados campeões mundiais. Sempre teremos uma desculpa para desmerecê-los. (respondeu com um olhar cínico e com ar de soberba na cara)
- Vamos parar por aqui, antes de reconhecermos que uma disputa entre dois clubes de apenas duas federações continentais, organizada por uma montadora de carros NUNCA FOI E NEM PODERÁ SER UM MUNDIAL, e se assim a consideramos por tanto tempo, é porque não havia outra competição do gênero. (afirma a são paulina que começa a se questionar sobre a validade dos títulos conquistados por seu clube)
- É, vamos continuar desmerecendo o 1º Campeonato da FIFA, - disse Mauricinho - dizendo que não foi oficial. Quem sabe a coisa pega e até a FIFA o desconsidera? Afinal no Brasil, é sempre a elite quem leva a melhor, e a elite continua a mesma...........

Com o perdão da palavra, estou de saco cheio de ouvir piadinhas e argumentos incoerentes contra o Título Mundial de 2000, principalmente de são paulinos e flamenguistas, e sempre sem a oportunidade de contra-argumentar, pois eles nunca permitem a exposição de ponto de vista contrário, procurando “ganhar” o debate no grito e na base da gozação. O motivo? Só pode ser inveja. É que, no fundo, todos eles sabem que antes de 2000 NUNCA HOUVE UM CAMPEONATO MUNDIAL INTERCLUBES e portanto, o CORINTHIANS É VERDADEIRAMENTE O 1º CAPEÃO MUNDIAL.
Resolvi então dar o troco aos invejosos, de uma forma que não possam interromper a linha de raciocínio e sem permitir que ganhem a discussão no grito, na base da gozação, aliada à paixão e a décadas de uma tradição equivocada de considerar MUNDIAL uma disputa organizada por uma montadora de automóveis, envolvendo apenas dois clubes e de, unicamente, dois continentes, como se o mundo se resumisse a eles.
Estou preparando uma publicação com argumentos, reflexões e conclusões, baseados em fatos e nos principais argumentos que ouço contra o mundial de 2000.
Tenho consciência de que serei taxado de maluco e alvo de inúmeras piadas e gozações, como ocorre sempre com quem ousa desafiar uma “regra” enraizada no imaginário popular. Estou pronto para isso. Só espero que, pelo menos alguns, tenham o bom senso de analisar os argumentos que apresentarei para, com base em fatos e usando o raciocínio lógico, como procurarei fazer, tentarem rebater o que irei expor, de forma digna e inteligente, como requer o assunto. Aguardem, pois nos próximos dias irei me posicionar sobre a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2000 e do Campeonato Brasileiro de 1987. Estou preparando as duas publicações. Qual sairá primeiro? A que primeiro ficar pronta. Abraços e até lá.
“O que mais dói nas outras torcidas é ter que conviver com o fato de que o Corinthians é o primeiro Campeão Mundial da história e o sentimento de impotência por nada poderem fazer contra isso.”
Prof. Ronaldo

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Seis explosões em bueiros no Rio em 24h

Dizem que Deus é brasileiro. Se for verdade, ou Ele é carioca, ou estão escondendo algo mais grave. Com a onda de explosões que ocorrem em bueiros do Rio de Janeiro, só com a ajuda de Deus para não haver vítimas fatais.
A onda de explosões em bueiros da Light, concessionária de fornecimento de energia elétrica do Rio de Janeiro, não é recente. Segundo o estadão, foram seis explosões ocorridas em 24h, 44 desde que a empresa foi privatizada em 1996 e nenhuma multa aplicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Agora a Prefeitura do Rio expediu 13 multas contra a empresa num total de R$ 10.282,80. Será suficiente para assustar a empresa?
... no dia 29 de junho do ano passado, uma explosão em bueiro da Light feriu o casal Sarah Lari de 28 anos e David Melaugheim de 31. Ela teve queimaduras em 80% do corpo e ele em 35%, segundo divulgado no Último Segundo, menos de 24h da chegada ao Rio de Janeiro.
Explosão de junho de 2010 - Fonte: Último Segundo
... no dia 22 de fevereiro desse ano, uma explosão em bueiro na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, que deixou pelo menos três prédios, uma agência bancária e o prédio do Detran sem energia elétrica pela manhã; anunciou mais tarde que na Avenida Rio Branco, também no Centro, pedestres se assustaram com uma fumaça que saia de outro bueiro da Light localizado no subsolo de um prédio.
Taxi atingido por tampa de bueiro em 1º de abril desse ano – Fonte: g1 Globo
... no dia 1º de abril, divulgou outra explosão na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde três homens foram hospitalizadas com queimaduras no braço e tórax. A tampa do bueiro atingiu dois táxis. A reportagem ainda traz imagens postada no YouTube por um cinegrafista amador que filmou os momentos após a explosão, que você pode acessar...

Quer ler a íntegra dessa publicação e assistir ao vídeo do 1º de abril? Clique aqui

"Em política os remédios brandos agravam freqüentes vezes os males e os tornam incuráveis."
Marquês de Maricá

terça-feira, 5 de julho de 2011

Amanhã é dia de Paralisação Nacional dos Professores

Amanhã (06) tem paralisação nacional dos professores e lançamento da Jornada Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

 
Apesar de já termos recebido, este mês, o Piso Nacional, iremos paralisar nossos trabalhos no dia de amanhã, não só em apoio à luta encabeçada pela CNTE, mas também pelo Plano Nacional de Educação, pela revisão...
Além disso, a Lei nº 11738/08 (Lei do Piso) prevê um limite máximo de 2/3 da carga horária em sala de aula, ficando...
... o que é justo pois, além de ser a categoria profissional de menor salário entre todas de mesmo nível de escolaridade, como reconhece o próprio Ministro da Educação Fernando Haddad, o professor ainda tem que levar muito trabalho para casa, o que ninguém observa e nem valoriza.

Fonte: CNTE
Além da Paralisação Nacional, a CNTE lançará a Jornada Nacional de Luta pelo Piso, Plano de Carreira e Plano Nacional de Educação (PNE) em todo o país. O PNE é um plano...
Já os professores da rede estadual, além do pagamento do Piso, reivindica ainda o pagamento da URV.


Com a conversão da moeda pelo Plano Real, nos meses de abril, maio e junho de 1994, os funcionários públicos da Bahia perderam 11,98% de correção salarial, o que motivou...
A maior indignação por parte dos professores, é saber que o estado já concedeu a URV aos servidores do Legislativo, do Legislativo e do Ministério Público...
... o pagamento da URV devida aos funcionários do Executivo depende do julgamento final do recurso de 2004.
Na verdade, depende mesmo é de vontade política para conceder ao funcionalismo o que é de seu direito...

Quer ler a íntegra dessa publicação? Clique aqui

“Nenhuma lei deve ser obedecida se for injusta, nenhuma regra deve ser obedecida se desprezar a virtude, nenhum regime político deve ser obedecido se for tirânico e assassino.”
 Sócrates - Filósofo Grego

domingo, 3 de julho de 2011

Música para o corpo e para a alma

Aproveitando o recesso junino, procurei mergulhar em minha monografia para a pós-graduação. Procurei, mas não consegui, afinal, ninguém é de ferro... e nem eu. Humano, falho, cheio de defeitos... pouco progredi. E por quê? Quero lazer, distração e... MÚSICA!

Fotos e Imagens: Experimentos Musicais


Não estou falando de nenhum evento ou de alguma festa mas do CIA, afinal, não é só em acontecimentos sociais que nos descontraímos, divertimos ou extravasamos nossos desejos de sair da rotina. Nem só de pão vive o homem! Também nem só de eventos e de festas é que podemos nos distrair e fugir do estresse do dia a dia, da rotina ou que podemos nos divertir. A música pode ser uma poderosa terapia para o corpo e a alma. Aprender a apreciá-la...
  


... aquele menino prodígio, a quem acabei dando um saquinho de balas, bombons como aqui eram chamados, está me dando um verdadeiro BANHO DE BOM GOSTO E CONHECIMENTO MUSICAL??? Duvida? Visite o blog Experimentos Musicais e confira. Se você tem o bom gosto para música...
  


Já que estamos falando de música, não deixe de votar em nossa enquete, no blog Eventos, Festas & CIA, dando a sua preferência para o estilo musical que você gostaria de ver como atração principal no aniversário da cidade: sertanejo, forró, axé/pagode ou outro estilo. E já estava me esquecendo... outro jovem que promete nesse gênero é um ex aluno meu e atual colega de profissão (professor, sofredor), o amigo Matos. Seu blog ainda está em construção, mas tenho certeza de que vem coisa boa por aí. Aguarde e confira.

Quer ler a íntegra dessa publicação e votar na enquete? Clique aqui

“Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte.”
Ludwig Beethoven

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ibititá Promete Pagar o Piso do Magistério

Segundo uma técnica da Secretaria Municipal de Educação de Ibititá, esse mês receberemos, pela primeira vez, o Piso Salarial. De 2007 a 2010, o salário mínimo sofreu reajuste de 34,21% e o repasse do FUNDEB, 62,40% para o município de Ibititá. Esse ano, só no primeiro semestre, o FUNDEB teve um aumento de 13,18% em relação ao mesmo período de 2010. Por que o Piso será pago só agora?
O executivo municipal de Ibititá promete pagar, a partir de agora, o Piso Salarial aos professores. Atualizada a tabela divulgada em O Piso e o Repasse do FUNDEB, postada em 02/04, podemos notar que a evolução dos repasses do FUNDEB para o município, de janeiro de 2007 a junho de 2011 é superior aos reajustes do salário mínimo no mesmo período.

Mês\Ano
2007
2008
2009
2010
2011
Jan.
220.913,79
382.820,71
366.357,11
476.278,61
672.215,83
Fev.
231.125,47
394.833,79
401.554,83
368.280,14
700.670,54
Mar.
265.515,18
344.608,29
404.708,74
506.344,02
478.640,26
Abr.
742.731,51
389.186,38
347.093,24
857.773,56
721.872,47
Mai.
327.376,88
415.099,78
601.152,55
536.226,43
559.366,61
Jun.
321.204,99
378.514,58
678.855,50
593.374,15
645.466,17
Jul.
267.051,25
427.636,17
308.626,59
347.587,23
Ago.
311.372,91
418.875,55
435.428,38
500.407,86
Set.
301.860,37
390.090,47
372.271,20
540.735,05
Out.
320.036,61
402.592,63
444.936,42
530.210,81
Nov.
295.561,29
431.564,05
345.431,75
551.407,87
Dez.
367.165,88
505.869,55
514.870,44
641.607,06
Sub-total
3.778.231,88
Total
3.971.916,13
4.881.691,95
5.221.286,75
6.450.232,79
Sal. Mín.
R$ 380,00
R$ 415,00
R$ 465,00
R$ 510,00
R$ 545,00

... do ano passado para esse ano, o reajuste do salário mínimo foi de apenas 6,86%, enquanto o repasse do FUNDEB obteve um aumento da ordem de 13,18% no primeiro semestre...
Fonte: pó de giz
... o MEC se propõe a dar a estados e municípios que solicitarem, complementação de verba para o cumprimento da Lei 11738/08, bastando cumprir algumas exigências:
... será pago o retroativo relativo à diferença?
Segundo essa mesma técnica, há uma discussão em torno do assunto, porém, se for pago, o retroativo será referente aos meses de abril e maio.

Quer ler a íntegra dessa publicação? Clique aqui

“Quem inventou a frase que ‘Magistério é sacerdócio’ já deve ter morrido, com certeza. Veria quão catastrófica foi para a classe de magistério essa visão. Porque a partir dela, se é sacerdócio, é sofrimento, por que pagar bem a essa classe? Escuto dizerem: ser professor, só se for por amor. Será que é assim? E o amor paga as contas de água, luz, condomínio e o Imposto de Renda?”